domingo, 8 de março de 2009

Torpedo de Chumbo

O grande responsável pela estabilidade do barco, o Torpedo ou bulbo de chumbo, nos deu trabalho na parte de fundição. Apesar de morar em Joinville, a cidade Catarinense com maior população do Estado e onde está implantado o maior parque industrial do Estado de Santa Catarina, não consegui encontrar uma fundição que dispusesse a fundir o torpedo de 950 kg de chumbo. As desculpas eram diversas, ou não possuiam um cadinho para esta capacidade ou não queriam fundir chumbo pois o cadinho iria ficar com resíduos que atrapalhariam a fundição de bronze.

Conversamos eu e o Jair e resolvemos fazê-lo nós mesmos.

A experiência que tinha éra de fundir torpedos de 4 kg para os veleiros Classe 1 Metro Rádio Controlados. O processo era o mesmo, era uma questão de escala e massa. Para tanto precisaria confeccionar o modelo, fazer o molde bipartido de concreto e confeccionar um cadinho com capacidade para derreter 1.000 kg de chumbo e verter no molde. Fácil....
Iniciei com o modelo conforme foto. Em poliuretano, lembrando os bons tempos de shape em pranchas de surf.
A construção do molde de concreto em duas partes deu sequência aos trabalhos.
Encomendei um cadinho para meu amigo Jorge, que já havia construido a excelente carreta metálica, e fundimos 1.100 kg de chumbo.


Acima o torpedo já com a chapa inferior e prisioneiros inserida no chumbo. Claro que saiu com pequenas falhas que foram corrigidas com massa plástica. A boa e velha massa plástica.....adere muito bem no chumbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário