sábado, 28 de fevereiro de 2009

Laminação

Terminada a colocação dos strips de Divinicel, lixamos as arrestas e arredondamos o casco para iniciar a fase da laminação.

Usamos um tecido Bi-axial de 550 g, sendo 150 de manta e 400 g de tecido com orientação -45/+45. Vale a pena trabalhar com material bom. Este tecido além de ter uniformidade da espessura, molha bem na resina Epoxy e após a roletagem consegue-se uma superficie bem lisa já pensando-se na aplicação e quantidade de massa de aparelhar.



Pode-se observar que foi feito um transpasse de uma camada sobre a anterior. Este serviço é corrido e entre colocar-se uma faixa de tecido, preparar a resina (pesar e misturar o endurecedor), aplicação da resina e roletagem leva-se de 60 a 90 minutos, com duas pessoas.


Esta foto mostra a fase da segunda e última camada de tecido. Com a ajuda de dois amigos laminadores, Vilmar e Dito, começamos o processo às 9:00 h da manhã e concluimos às 16:00 h. Laminamos o barco todo e aplicamos uma camada de Peel-ply (tecido de nylon) que será retirado no dia seguinte e nos possibilitará uma superfície rugosa e com boa aderência para a massa de aparelhar.

Strip-planking de Divinicel


Nesta fase corrigimos certas arrestas dos sarrafos e foramos o modelo do casco com um plástico para evitar a aderência da cola do Divinicel.

As placas de Divinicel, com densidade 80, foram cortadas em tiras com larguras de 9 cm e 4,5 cm.

Preparamos diversos pedaços de compensados que serviriam para acomodar as tiras de Divinicel.

Foi usado para esta colagem o Divillete, que é uma massa de resina poliester super leve e bem fácil de trabalhar.

Construção do Modelo do Casco



Após acertadas as seções começamos a cobrir com sarrafos de encaixe macho e femea e pregados com uma grampeadora fornecida pelo amigo Richard.
Era grande a ansiedade de ver o casco todo coberto e passarmos para a fase seguinte.
Nesta foto acima, meu filho Roberto completando mais uma etapa.




quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O início de tudo.....


Em dezembro de 2005, eu e meu filho Roberto decidimos construir um veleiro de regata.....

Após contatar diversos projetistas (Volker, Mills, etc) optamos pelo projeto do escritório Roberto de Mesquita Barros, o Green Flash ORC 33.

Iniciamos a construção em maio/2006 com a montagem do picadeiro e corte das seções do casco em MDF.