sábado, 28 de fevereiro de 2009

Laminação

Terminada a colocação dos strips de Divinicel, lixamos as arrestas e arredondamos o casco para iniciar a fase da laminação.

Usamos um tecido Bi-axial de 550 g, sendo 150 de manta e 400 g de tecido com orientação -45/+45. Vale a pena trabalhar com material bom. Este tecido além de ter uniformidade da espessura, molha bem na resina Epoxy e após a roletagem consegue-se uma superficie bem lisa já pensando-se na aplicação e quantidade de massa de aparelhar.



Pode-se observar que foi feito um transpasse de uma camada sobre a anterior. Este serviço é corrido e entre colocar-se uma faixa de tecido, preparar a resina (pesar e misturar o endurecedor), aplicação da resina e roletagem leva-se de 60 a 90 minutos, com duas pessoas.


Esta foto mostra a fase da segunda e última camada de tecido. Com a ajuda de dois amigos laminadores, Vilmar e Dito, começamos o processo às 9:00 h da manhã e concluimos às 16:00 h. Laminamos o barco todo e aplicamos uma camada de Peel-ply (tecido de nylon) que será retirado no dia seguinte e nos possibilitará uma superfície rugosa e com boa aderência para a massa de aparelhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário